Por Quê???

SERVIÇO

Gênero: Teatro infantil

Classificação etária: Livre

Duração: 50 min

Valor: R$ 30 ( inteira) / R$ 15 ( meia)

Sábados e domingos, às 16h

Teatro Ipanema – R. Prudente de Morais, 824 – Ipanema

Temporada – 11 de agosto a 09 de setembro



Por Quê???

“Por Quê???” estreia no Teatro Ipanema questionando as restrições de comportamento de meninas e meninos

 Espetáculo infantil incentiva a liberdade, a igualdade e a superação dos estereótipos impostos pela sociedade

Como criar crianças livres de limites impostos sobre o que é ser uma menina e o que é ser um menino? A peça “Por Quê???” em cartaz no Teatro Ipanema, no Rio, de 11 de agosto a 09 de setembro, sábados e domingos, às 16h, chega para renovar a perspectiva sobre o que define essas identidades. Livremente inspirada no livro “Para Educar Crianças Feministas – um manifesto”, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, o texto apresenta Chizalum, Nora e Tomás, duas meninas e um menino cheios de questionamentos sobre comportamentos impostos pela cultura.

A autora Diana Herzog, que também é responsável pela direção do espetáculo, elaborou o roteiro a partir de depoimentos de diversas crianças, das atrizes e atores presentes durante o processo de ensaio. A coordenação dramatúrgica fica por conta de Renata Mizrahi.

Por que tem coisa que um pode e o outro não? Por que super-herói é coisa de menino? Por que meninas são tratadas como bonecas? Por que homem não chora? A partir de questionamentos como esses, o texto de Herzog provoca e convida o público a embarcar na busca de uma existência livre e igualitária, de forma sensível e bem-humorada. As três crianças protagonistas partem em uma jornada fantástica, atrás de uma carta voadora e, durante a aventura, descobrem a importância das suas forças e fragilidades.

“O capitalismo e a necessidade de vender tornaram as ‘caixas’ do que é ‘de menino’ e do que é ‘de menina’ mais delimitadas que nunca, porém, a maioria das crianças não se enquadra nessas caixas, no que é imposto de cima para baixo. O objetivo dessa peça é levar representatividade a essas crianças e mostrar que tudo que elas têm de diferente é, justamente, o que elas têm de riqueza. A natureza individual de uma criança não pode ser reprimida por preconceitos reproduzidos social e culturalmente”, explica a diretora.

Além das atrizes Aline Borges, Noêmia Oliveira, Joana Lerner e do ator Breno Motta, dois kurokos, ajudantes análogos aos contrarregras inteiramente vestidos de preto, inspirados no tradicional teatro japonês, compõem as cenas.

Esta não é a primeira incursão de Herzog por temas sociais “Por Quê???” dá continuidade ao projeto de pesquisa iniciado em 2014 pela diretora, então aluna do curso de Teoria do Teatro na Uni-Rio. O “Projeto Nora” abordou a personagem-título como um símbolo feminista atemporal e deu origem ao grupo teatral Yonis Magníficas. Desdobrou-se em rodas de conversas abertas sobre feminismo, um blog, um documentário, uma oficina de coreografia e um texto teatral, base do espetáculo “Nora”, o primeiro do grupo. Desde então, “Nora” já realizou três temporadas bem sucedidas na cidade do Rio de Janeiro. A última foi em 2017, na Casa de Cultura Laura Alvim.